O porquê da criação desse blog.
Uma das minhas principais características enquanto pessoa, (quem me conhece sabe disso,) foi falar muito. Sempre adorei participar de discussões, de debates, de expor as minhas idéias, ouvir as dos outros, etc. Às vezes, confesso que até em demasia, e, muitas das vezes por falar demais tenho dado “bom dia à cavalo”, como diz o ditado popular. Costumo gastar horas dos meus dias, conversando com meus amigos, sobre os mais diversos temas,como: religião, política, filosofia, meio-ambiente, sociologia, cultura, etc. O que para mim é de uma enorme satisfação, e de um enriquecimento único e constante.
Considero a possibilidade da comunicação verbal e extra-verbal, como uma das características humanas mais marcantes, e uma das que difere o bicho homem dos demais animais. Seja essa comunicação estabelecida por meio de palavras faladas, escritas, ouvidas, etc. Seja a palavra utilizada enquanto necessidade humana de comunicação, enquanto arte ou outro meio possível.
Pelo fato de gostar muito de falar sempre adorei a leitura. Ler para mim, muito mais do que uma obrigação se tornou uma forma de prazer e entretenimento. Fazendo-me sair da realidade posta, e que muitas vezes tanto me angustia e aflige, e ir para um mundo diferente deste. que já estamos acostumados. Nas minhas leituras me vejo inserido num novo universo paralelo, como um aventureiro anda por lugares estranhos nunca dantes explorados, que descobre novos horizontes, novas pessoas, culturas e situações, a cada instante que viaja.
Vejo-me em um universo onde os limites da realidade fática não existem como nesse mundo real. Ali tudo é possível que se aconteça; saio do tempo e espaço, do universo onde me situo, e vou até onde os caminhos da imaginação me leva.
A capacidade de escrever e de transpor a realidade, de trazer o leitor para outra situação, também sempre me admirou. As pessoas que possuíam essa capacidade de condicionar a imaginação, de serem os veleiros que conduzem essa viagem, sempre tiveram a minha admiração e inveja (coisa que em literatura é muito salutar). Aqui me refiro aos escritores que com seus livros me ajudaram a crescer e a sentir sensações nunca dantes experimentadas, alguns deles: Jorge Amado, Graciliano Ramos, Machado de Assis, Viriato Corrêa, Luis Fernando Veríssimo, Érico Veríssimo, Sidney Sheldon, Agatha Crithie, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Mário Quintana, Cora Coralina, dentre outros.
A criação desse blog, portanto, vem no sentido de controlar e explorar essa minha característica de falar demais, (retendo-a um pouco, se Deus quiser). E estimular uma nova necessidade que se desperta em mim, a vontade de escrever, e que como já disse tanto me admira.
Com isso - bem ou mal - desejo passar ao outro lado dessa relação estabelecida entre escritor/leitor, ao outro pólo diametralemente oposto, Desenvolvendo meu lado escritor, que dizem que todo mundo tem, e comigo espero que não seja diferente.
Esse espaço me servirá de laboratório aos meus experimentos “literários”. Escreverei sobre os mais diversos temas possíveis, músicas, religião, política, cinema (artes em geral), poesias, e até mesmo um pouco de Direito. Tudo isso disposto em textos, breves, concisos, e utilizando da maior clareza possível, criando textos onde o leitor encontrará muito da minha subjetividade e visão de mundo. Por isso a escolha do nome: "Universo em Retalhos"
Aqui estará a disposição de todos os que se interessarem, um pouco do meu pensamento transcrito em palavras. Não sei se será possível escrever toda semana, mas sempre que possível, trarei um novo texto. Conto com as críticas, apontamentos, elogios dos meus leitores, para que possa melhorar a cada dia. E espero sinceramente acrescentar a vida de cada um de vocês meus leitores, algo interessante e construtivo.
Um abraço a todos e boa leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário